Menu

Treinamento Placa Tcon Sony

TCON Troubleshooting

Introdução

A partir de outubro de 2008 , a Sony anunciou a disponibilidade de placas limitados substituição TCON para painéis LCD de serviços , começando com alguns modelos de voltar para 2006. Por muitos anos, os técnicos têm perguntado sobre a disponibilidade desses componentes. No percentual relativamente pequeno de unidades que sofreu uma falha da placa TCON , substituição de todo o painel LCD era obrigatória. Isto não é só caro do ponto de vista da garantia , mas também faz com que seja quase impossível de justificar um reparo fora de garantia desde o painel de LCD de substituição pode facilmente custar 2/3 ou mais do preço de toda a televisão.

A razão pela qual os conjuntos TCON não têm estado disponíveis no passado era devido à grande quantidade de dados de correcção de pontos de dados armazenados dentro do NVM localizados na placa . Questões de tolerância durante a fabricação dos painéis de LCD necessários balanço de branco , gama e correções de uniformidade para compensar essas questões de produção inerentes . Há outros itens para a operação do painel correto, mas os itens acima mencionados são os mais críticos .


Ao longo dos anos , as tolerâncias do painel tenham melhorado dramaticamente e variações na uniformidade ter sido reduzido ao ponto em que um TCON carregado com os resultados médios dados em uma imagem satisfatória quando instalada como uma substituição de um painel . A maioria dos modelos de televisores da Sony também tem os dados do balanço de brancos localizados na placa processo de vídeo. Embora a TCON é carregado com dados corretamente balanço de branco do painel, a capacidade de ajustar o equilíbrio do branco das placas B está presente para compensar mudanças no equilíbrio de branco devido ao envelhecimento painel e isso envolve principalmente o equilíbrio de cor mudança das lâmpadas fluorescentes de luz de fundo que tendem a mudar para o espectro magenta medida que envelhecem.

O principal problema com desenhos de painéis LCD anteriores foi a uniformidade dados de ajuste . Devido a variações em todo o painel LCD que era impossível de alcançar até mesmo o equilíbrio de brancos em toda a tela . Por esta razão , as pequenas zonas entre e para baixo do painel LCD exigida compensação de balanço de branco individual. Sem essa correção a imagem teria " manchas " de cor diferente em seções da tela . Melhores tolerâncias durante o fabrico reduziram a dependência destes dados de uniformidade e permite a substituição das placas TCON com resultados satisfatórios .

Como mencionado no início, nem todos os painéis de LCD terá uma placa TCON disponível. Este será principalmente determinada pela disponibilidade de componentes do fornecedor do painel LCD , juntamente com as decisões da Sony com base na quantidade de vendas e história fracasso das assembléias TCON . A maioria dos técnicos têm experimentado o uso do manual de substituição do painel de LCD. Este manual foi criado para identificar corretamente o tipo de painel de LCD instalados em uma unidade com base no seu número de série uma vez que algumas unidades alterado para um tipo diferente de painel LCD durante a produção de manufatura. O plano é usar esse documento para fornecer também informações TCON e se estiver disponível e, se disponível , que TCON é a peça de substituição adequada para que o painel particular.

Noções básicas de painel LCD

Painéis de LCD têm evoluído ao longo dos últimos anos. Novos projetos da estrutura física dos cristais LCD melhoraram muito a relação de contraste e ângulo de visualização. Tempos de resposta mais rápidos e maiores taxas de atualização têm ajudado a reduzir o " esfregaço " movimento associado com monitores LCD. Iluminação de fundo projeto também ajudou na produção de um retrato com temperaturas de cor para tornar as imagens tão verdadeira quanto possível. Com todas estas melhorias no design , um aspecto do painel de LCD permanece relativamente o mesmo : O processamento do sinal de vídeo .

Figura 4-5 ilustra um painel LCD típica e os circuitos de processamento de vídeo associados como se encontra no chassis WAX3 . Os vários formatos e resoluções dos sinais de vídeo são processados no conselho BU1 . Todos os sinais de vídeo sair do processador de vídeo na resolução nativa do painel LCD. Neste projeto , a resolução é para um 1366 por 768 no painel taxa de atualização 60Hz . 48 linhas horizontais são descartados para igualar-se à resolução de 720p das especificações ATSC para que o vídeo vai sair como 720p.


O painel LCD utilizado neste modelo processa dados de vídeo RGB de 8 bits. Antes de a informação de vídeo pode ser enviada para a placa de TCON deve ser convertido para um formato que permite a transmissão de prática e sem ruído . O grande número de linhas paralelas que transmitem os dados RGB 8 bits teria de ser enviada em linhas diferenciais para a redução do ruído . Isto exigiria apenas 48 linhas de vídeo . O circuito TCON também exige B + , ligações à terra , um barramento de comunicação , sincronização , e uma linha de clock transmitido diferencialmente para que possamos ver que até 60 linhas seria necessário para um sinal de vídeo de 8 bits e um número significativamente maior de linhas para a 10 -bit processador . A maneira prática de transmitir esta informação é a de converter os dados de vídeo em paralelo a um fluxo de série e isso é realizado pela Low- Voltage Differential Signaling ( LVDS ) transmissor.

O transmissor LVDS contém um circuito de serializar os dados paralelas . A informação de vídeo em paralelo , juntamente com sincronização de dados e de clock são transmitidos via pares de linhas torcidas . Dependendo do nível lógico , a corrente é enviada ao longo de um ou do outro do par de fios . A fim de receber os fios é carregado com um resistor ( geralmente em torno de 100 a 120 ohms ) . O receptor detecta a polaridade da queda de tensão através da resistência para determinar o nível lógico . As oscilações do nível de corrente no fio são cerca 3ma com um diferencial de tensão de cerca de 350mV . Isto permite a transmissão do sinal de vídeo com o mínimo de EMI .

O receptor LVDS na placa TCON converte os dados serializados de volta ao paralelo. Esta informação é processada pelo controle de tempo IC para alocar os dados RGB em córregos de série para o processamento pelo painel LCD. A TCON transmite os dados de controle de pixel para o painel via plana , cabos de placa de circuito flexíveis que podem numerar 2 ou 4 , dependendo da taxa de bits e tempo de refrescamento do painel. Um painel de 1366 X 768 requer cerca de 180 linhas para transmitir informações de controle e B + da TCON . Este número de linhas de controle não é nem perto do número de linhas horizontais ou verticais de pixels para que o painel de LCD deve usar essas informações para expandir ainda mais a capacidade de se transformar em cada cristal individual. O processo será explicado no gate e fonte parágrafos.


Tudo isso é realizado pela diretoria TCON. O termo "TCON" é curto para a época de controle.

Outros fabricantes de painéis LCD pode ter um nome diferente para este circuito em particular, mas o termo usado pela Sony será sempre TCON.

1

Gate Drivers


Referindo-se a Figura 4-5 , notar o IC está localizado ao longo do lado do painel . Estes CI são montados sobre um cabo ( s ) flexível, que estão ligados ao painel de LCD . Sua função é ativar cada linha de pixels , um de cada vez começando com a primeira linha no topo. À medida que cada linha é ativado, os drivers de código ativar os cristais líquidos adequados para o quadro de vídeo para ser exibido. Este continua a partir de cima para baixo , até que todo o quadro de vídeo é exibido . O processo é repetido para o próximo quadro . Esta taxa pode variar de 60 vezes por segundo ou de ser aumentada para 120 ou 240 como se encontra nos painéis de alta quadro de taxa .

Drivers Fonte


Estes IC de fornecer as tensões de controle para ligar cada segmento RGB das linhas verticais de pixels. Neste exemplo , o painel tem uma resolução horizontal de 1366 pixels . Cada pixel é constituído de um cristal líquido vermelho , verde e azul, que significa que existem 4098 colunas de controlar .

A fonte dirigir IC de conter registos de deslocamento junto com interruptores de buffer. Registradores de deslocamento são usados para converter dados serial em paralelo . Usando esse método , a TCON é capaz de transmitir informações de controle para cada um dos drivers de código usando linhas de dados seriais . Se o TCON é a transmissão de dados de 8 bits para o painel , cada linha de dados é capaz de controlar as 256 linhas que retiram os condutores de origem . Compreender como os drivers gate e fonte trabalhar em conjunto torna mais fácil de observar um problema na tela e determinar se a falha é o painel ou TCON relacionado.

Diagnosticar falha na TCON

 Para que este conceito para avançar com sucesso, é importante que o setor de serviços será capaz de identificar corretamente os sintomas de problemas TCON para evitar chamadas de serviço desnecessários e custos de reparação. Uma análise precisa de falhas TCON reduzirá significativamente os custos ( tanto em custos de peças e o tempo ) , quando os reparos de garantia está envolvido e irá reduzir o número de reparações COD que são perdidos .

Gate boa abordagem ao determinar uma falha TCON é uma boa compreensão do que os sintomas não são causados pelo TCON . Exemplos são os seguintes :

Falhas no processo de Vídeo : Todas as entradas de vídeo recebidos pelos circuitos de processos de vídeo são tratados em uma base quadro-a- quadro. Os quadros de vídeo são convertidos e dimensionada para 8 ou 10-bit RGB informações . É virtualmente impossível para os circuitos de processamento de vídeo para causar um problema numa área específica da tela . Falhas neste fórum geralmente aparecem como distorções , mudanças de nível de cor , mudanças de nível de ruído de vídeo , que envolve toda a imagem , ou qualquer imagem em tudo. O TCON pode gerar sintomas que parecem estar relacionados com

Processo de vídeo , mas os circuitos de processamento de vídeo não podem produzir os sintomas de um circuito TCON falhou .
Falhas LVDS cabo: Apesar dos problemas com a cabo LVDS ou conectores pode gerar os sintomas de falhas TCON este costuma ser intermitente e abanar os conectores geralmente provocam uma alteração no sintoma na tela . Cabos e conectores LVDS tornaram-se bastante robusto ao longo dos últimos anos, ea maioria dos problemas são causados por técnicos que os danos e este é geralmente bastante óbvio após exame minucioso.

Falhas LCD Algumas falhas do painel LCD poderia ser confundida com questões TCON . Para além de danos no vidro do LCD , a maioria das falhas do painel são isoladas para uma determinada área do ecrã . Desde o TCON dispersa os dados de pixel para os grupos de linha e coluna IC de unidade situada nas bordas exteriores do painel , é pouco provável que mais do que um destes CI iria falhar ao mesmo tempo . Várias colunas de preso ou preso em off pixels são, portanto, mais propensos a ser a falha dos circuitos TCON . O mesmo se aplica a uma única linha de pixels acesos ou apagados. A TCON simplesmente não pode cortar uma única linha de informação. Figura 4-6 ilustra alguns sintomas típicos de falhas que são causadas pelo painel LCD.

2

 

Falhas envolvendo o painel LCD geralmente são exibidos com os seguintes sintomas :


• Os danos físicos , tais como rachaduras no painel , um único pixel ou grupo de pixels que sempre ligado ou desligado , ou seções aleatórias do painel que são completamente escuro.

• falha de driver Fonte . Este sintoma aparece como uma única faixa vertical de cerca de 1 a 2 polegadas (dependendo do tamanho do painel ) e podem ser preto , branco ou qualquer outra cor . Ele também pode conter informações de vídeo com distorção. Uma linha vertical única que é escuro ou colorido. Isto pode ser devido a uma falha de ligação de aba do IC ao painel mas de qualquer causa requer a substituição do painel .


• Falha na porta do condutor. Estes IC de operar de forma " Bucket Brigade " . Como mencionado anteriormente, os controladores de portões digitalizar cada linha horizontal , começando no topo . Se qualquer um dos motoristas portão falhar, todos os drivers subseqüentes abaixo ele vai deixar de funcionar adequadamente . Este sintoma é geralmente indicada por vídeo normal com a porção superior da tela seguido por vídeo distorcida desde o ponto de falha a IC e para baixo .

• Todas as linhas horizontais. Os drivers de porta são ativados por uma única fonte de informações de tempo de modo que qualquer linha horizontal simples ou grupos ou linhas horizontais aleatórias são causados por uma falha de saída de um motorista portão ou uma perda do vínculo guia ao painel.

 

Falhas TCON

Falhas nos circuitos da TCON controle de tempo pode produzir sintomas de absolutamente nenhum vídeo ou gerar linhas e padrões que geralmente cobrem a totalidade ou uma parte substancial da tela. Determinar se o TCON é a causa de uma condição de " nenhum vídeo " é um pouco mais difícil, pois não há indicações na tela para analisar.

Solução de problemas de TCON "morto"

Muitos dos modelos de televisores da Sony nos últimos anos irá detectar um TCON que falhou completamente . Os dados de comunicação entre os circuitos de processamento de vídeo ea TCON deixará de comunicar se a TCON falhar completamente . Isto fará com que a televisão para encerrar e apresentar um código de diagnóstico que indica uma falha do TCON . Nem todos os projetos de chassis têm esta característica e não é encontrado em modelos mais antigos.

O cenário típico quando esta falha se coloca é para o técnico para trazer uma placa de vídeo para o processo de localização de reparação. Geralmente é seguro assumir que o problema está na placa TCON se a placa de vídeo de substituição não resolver o problema , uma vez que é altamente improvável que uma placa de substituição com a mesma falha foi recebido.

Um truque para verificar a maioria dos Tcons para a funcionalidade é soltar o conector LVDS no TCON (como mostrado na Figura 4-3 ), enquanto o aparelho estiver ligado . Manuseie o conector LVDS com cuidado e certifique-se de liberar totalmente as travas . Agite suavemente o cabo dentro e para fora do conector , observando a tela para qualquer resposta . Dependendo do chassis, os sintomas da tela podem ser flashes suaves branco, linhas coloridas intermitentes , ou uma tela cheia de padrões aleatórios . A idéia neste momento é o de provocar algum tipo de resposta na tela. Placas TCON que falharam não costumam gerar qualquer tipo de resposta na tela.

Outro procedimento útil é aquecer rapidamente e / ou resfriar o TCON com dispositivos de ar quente ou circuito de arrefecimento e relógio para padrões para aparecer na tela.

Figura 4-7 ilustra dois exemplos de uma perda de dados de controle para a unidade de IC. No primeiro exemplo, um grupo inteiro de condutores de coluna perdeu o fluxo de dados para o vermelho. O segundo exemplo envolve a perda completa de dados da unidade de toda a informação RGB para o lado direito do ecrã. Isso às vezes é causado pelo cabo plano que liga a TCON ao painel LCD se soltando. A área de vídeo desaparecida pode ser escuro ou completamente branco, dependendo do design do painel.

Serviço Dica: Seleccione uma entrada inativa (ou aquele que é conhecido por ser uma fonte de 04:03 SD) e alternar entre os modos "zoom" "normal" e. Se as linhas de acompanhar as mudanças de zoom, o problema está localizado na placa de vídeo processo. Se ficar no mesmo lugar, eles são originários no painel TCON ou LCD.

3

Exemplos de Falhas TCON reais


Os restantes ilustrações mostram outras falhas TCON que foram encontradas no campo. A idéia é obter uma compreensão do conceito de falhas induzidas TCON para evitar substituição de peças desnecessárias.

4

 

5

Falhas de painel LCD


Abaixo estão algumas fotos de falhas do painel LCD reais. Note-se que a maioria dos problemas tendem a ser isoladas para uma determinada área da tela com a exceção de falhas dos drivers de código. Os drivers de código pode causar problemas de linha horizontal fina e também pode afetar uma grande área da tela.

6

7

Matéria - Laboratório Eletrônica Geral

Nova Andradina - MS

 

 

Tags: placa, tecnologia, tcon, troubleshooting, introdução, treinamento, sony

Notícias aleatórias

Skyworth lançado iPhone5s 3,3 milímetros mais fino do que a TV OLED

Skyworth liberados 3,3 milímetros mais fino que iPhone5s OLED TV, a sua espessura de apenas 4,3 milímetros corpo, a espessura da borda de um milímetro.

Tags: placa, tecnologia, tcon, troubleshooting, introdução, treinamento, sony

Modo de serviço televisores Semp Toshiba

Modo de Serviço 37xv650da, 42xv650da, 47zv650da, 52xv650da e 55zv650da

Tags: placa, tecnologia, tcon, troubleshooting, introdução, treinamento, sony

Modo de serviço televisores Aiwa

Modo de serviço dos televisores fabricante Aiwa.

Tags: placa, tecnologia, tcon, troubleshooting, introdução, treinamento, sony