Recuperando Bobina Defletora

Quando se trata de Eletrônica jamais podemos esquecer a raiz, digo.

pelo fato a nova tecnologia já atingiu a vários lares, só que tem muitos que não dispensam as famosas CRTs, percebi que mesmo com vários anos de usos tem umas marcas que se mantém em pleno funcionamento, Cinescópio (tubo) em vida plena 100%.

E qual técnico que não se deparou com essa imagem,

imagem

Logicamente, visivelmente defeito causado pela famosa Bobina Defletora (Yoke) na atualidade não encontramos essas defletora (yoke) para comprar, ou seja comprar delfetora (yoke) era somente no tempo da Tecnologia (válvulas), após o domínio da tecnologia transistores/circuitos integrados, foi um adeus a esse componente ou melhor comprar defletora somente em conjunto com o Cinescópio, tornando se inviável devido custo comercial.

O índice de defeitos esta alto, portanto resolvi compartilhar com os amigos, o defeito acima esta utilizando essa defletora e é a que vamos recuperar.

defletora

Temos de retirar essa cola que vem lacrando ela, muitas vezes quando é bem antiga devido o calor sofrido ela se solta facilmente, se for mais nova da um pouquinho a mais de trabalho.

cola

Retire as duas travas existentes e fitas adesivas que estiverem segurando os ferrites, todas que foram recuperadas o defeito estava na bobina inferior a do lado direito da foto,

travas

Levantando o ferrite é visível o rompimento do fio, essa estava rompido conforme a foto, sendo que rompem em lugares diferente, visível ao olho humano.